09 AGO 2018
DESCARTE CORRETAMENTE O ÓLEO DE COZINHA USADO

A Prefeitura Municipal através do Departamento de Meio Ambiente visa à importância do descarte correto do óleo de cozinha usado. A orientação é que não seja jogado em solo ou pias de cozinha ou nos cursos d’agua, pois estes contaminam o solo e provocam entupimento das redes de esgoto.
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) apresenta uma resolução que estabelece limites para lançamento de óleos vegetais e gorduras animais em corpos hídricos receptores de esgoto (efluente) de até 50 miligramas por litro (mg/L), sendo que a partir deste valor, o óleo de fritura polui mais 25 mil litros de água, o que já é um valor bem alto. O impacto causado pelo óleo é a diminuição de oxigênio dissolvido na água, por meio da atividade de micro-organismos que degradam o óleo e ao mesmo tempo consomem muito oxigênio - isso provoca a morte da fauna aquática.
Para contribuir com o meio ambiente há pontos de recebimento do material a ser reciclado, podendo ser entregue na central de reciclagem municipal, diretoria de assistência social, escola municipal e no departamento de meio ambiente.