13 NOV 2019
ÍNDICE FIRJAN 2018

O município de Sabino tem evoluído o Índice Firjan de Gestão Pública (IFGP) em comparação aos anos anteriores. No levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Sabino aparece com 0,6491 – o que, pela métrica do Índice, demonstra “boa gestão”.

O município de Sabino está em 180º lugar, conforme ranking estadual divulgado.

O IFGP faz referência a 2018 e avalia as contas de 5.337 municípios de todo o país. O Índice foi construído pela Firjan com base em dados fiscais oficiais, declarados pelas próprias prefeituras – e é composto por quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos.

Sabino ficou com o conceito de excelência no quesito Autonomia, que avalia a relação entre as receitas oriundas da atividade econômica do município e os custos necessários para manter as contas e os serviços públicos em perfeito funcionamento. Nesta avaliação, 34,8% das prefeituras não se sustentam, pois não geram receita suficiente para manter suas respectivas estruturas.

Já no índice Gastos com Pessoal o município obteve 0,2397 (nível crítico). Este índice mostra quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal em relação ao total da Receita Corrente Líquida. Segundo os dados da Firjan, 49,4% dos municípios avaliados estão em situação crítica – e gastam mais de 54% da receita com pessoal.

Números de Sabino de 2018, segundo o Índice FIRJAN

IFGF                                    0,6491 (boa gestão)

Autonomia                           1,000 (excelência)

Gastos com pessoal            0,2397 (crítica)

Investimentos                       0,8524 (excelência)

Fonte: Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF)

Excelência    (superior a 0,8), Boa gestão (entre 0,6 e 0,8), Dificuldade (entre 0,4 e 0,6), Crítica (inferiores a 0,4).

As informações estão disponíveis em: < https://www.firjan.com.br/ifgf/consulta-ao-indice/consulta-ao-indice-grafico.htm?UF=SP&IdCidade=354460&Indicador=1&Ano=2018>.