05 MAR 2018
Soltura de Aves e plantio de árvores realizado pela Polícia Ambiental, Sabesp, Prefeitura de Sabino.

No dia 23 de fevereiro foi realizada a soltura de aves e o plantio de mudas nativas da região, na Fazenda Estância Natureza, localizada na Rodovia David Eid, km 9, na cidade de Lins.

O projeto Sementes do Amanhã participou do evento a convite da Polícia Ambiental de Lins e do proprietário da estância, Dr. Ivan Tadeu.

O evento contou com a participação de vários representantes de instituições como o Cabo Veríssimo e  o Sargento Valtemir, ambos da Policia Ambiental, a Assistente de Meio Ambiente de Sabino, Gislaine Pinto de Souza, o proprietário da Fazenda Estância, Dr. Ivan Tadeu, os veterinários de Getulina,  Leandro e Mariane, o Secretário de Agropecuária, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Leandro da Silva, o Coordenador Municipal de Defesa Civil de Lins, Wagner Saoncella, funcionários da Sabesp, o Engenheiro Agrônomo da Casa da Agricultura da cidade de Ibirá, Augusto Geraldini e Itiro Tsunoda,  alunos do projeto Sementes do Amanhã de Sabino, e alunos da Escola Estadual, José Ariano Rodrigues da cidade de Lins.

Os alunos, acompanhados das professoras e monitores, ajudaram a plantar algumas árvores nativas da região como Acácias, Seriguelas, Pau-Brasil, entre outras.
Foi destacado a importância de ter árvores frutíferas, pois estas fornecerão alimentos no futuro às aves e outros animais. Na sequência, todos visitantes participaram do café da manhã, em seguida os alunos acompanharam a soltura das aves, passarinhos e papagaios.

É importante destacar o trabalho realizado para recuperar as aves apreendidas, estas são levadas à Estância Natureza pela Polícia Ambiental, e avaliadas pelo veterinários parceiros.

A equipe envolvida no projeto só realiza a soltura das aves após avaliação, de forma que a adaptação seja natural, por isso são distribuídos comedouros e bebedouros em pontos estratégicos, os abrigos ficam abertos, podendo voltar quando quiserem. O monitoramento do comportamento das aves é realizado para direcionar as medidas a serem tomadas, como por exemplo se há alguma ave doente.

Fonte: Departamento de Meio Ambiente
Local: Sabino