02 SET 2019
NOTA INFORMATIVA: CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA ANIMAL

A Secretaria de Saúde de Sabino, através do departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica vem informar a toda população sobre a NÃO REALIZAÇÃO da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal até o momento no município. O caso ocorre devido o desabastecimento da vacina informado pelo Ministério da Saúde através de Nota Informativa Nº 51/2019.

Alguns Municípios que programaram a vacinação para o mês de Julho realizaram suas campanhas, pois o desabastecimento ocorreu a partir do mês de Agosto, mês comum de campanha em vários municípios. Há previsão de reabastecimento no mês de NOVEMBRO, porém deverão ser priorizadas áreas de risco, como municípios do estado do Nordeste e municípios de estados que fazem divisa com a Bolívia. Vale salientar a importância de manter atenção a sinais e sintomas nos animais, como agressividade repentina, salivação excessiva e paralisia, em humanos mal-estar, febre, dor de cabeça, falta de apetite, vômitos e desconforto gastrointestinal.

Em qualquer circunstancia deve ser procurado a unidade de saúde do município para diagnóstico e demais medidas de atendimento ao paciente, em animais deve ser procurado a vigilância Sanitária e Epidemiológica. Ressaltamos ainda que será divulgada qualquer novidade em relação a realização da Campanha 2019.