A leishmaniose visceral é uma doença infecciosa grave que pode atingir pessoas e animais, e principalmente cães. É causada por um parasita do gênero Leishmania e transmitida pela picada do inseto “mosquito palha” (lutzomyia longipalpis) infectado. Não há transmissão direta dos animais para as pessoas, nem entre contato direto de cão para cão.
Sinais e sintomas mais comuns em animais: Perda de apetite, emagrecimento rápido, diarreia e vômito, feridas no focinho, orelha e na pele, queda de pelos e sangramentos intestinais.
Sinais e sintomas mais comuns em humanos: Febre prolongada, anemia, emagrecimento, fraqueza e cansaço, aumento do baço e fígado, diarreia e inflamação dos gânglios linfáticos.
Formas de prevenção:
• Use coleira repelente no cão a base de deltametrina a 4% para protegê-lo da picada do inseto;
• Fique atento a saúde de seu cão, leve-o ao veterinário se identificar os sintomas;
• Manter o quintal sempre limpo, sem acúmulo de lixo, fezes, folhas e frutos apodrecidos pois o mosquito palha se desenvolve em terra úmida e com matéria orgânica em decomposição;
• Use telas (malhas 1mm) nas janelas e portas e embale sempre o lixo;
Mantenha os cuidados preventivos, a leishmaniose visceral é altamente letal, qualquer sintoma humano procure o centro de saúde mais próximo e leve seu cão regularmente ao médico veterinário.